terça-feira, 5 de julho de 2011

Brasil, meu Brasil brasileiro...

  Pensei por várias horas como começar este post, mas não me veio nada na cabeça a não ser a palavra "ridículo". Pois bem, esqueça o epílogo que acabou de ler e concentre-se no texto a seguir.

   Ridículo o resultado da prova da OAB divulgada ontem pelo Jornal Nacional, onde houve um índice de reprovação de 88,275%. Isso mesmo, 88,275%. Significa que de cada cem alunos que formaram-se apenas 11 conseguiram o direito de exercer a profissão.
Um resultado até favorável, se olharmos do ponto de vista o montante investido pelo governo federal na educação em nosso país. Mas este é um outro assunto, nos concentremos "apenas" no resultado pífio alcançado pelos "bacharéis".
   Todo ano é assim, em 2009 este resultado foi de 90% de reprovação. E ouvimos as mesmas reclamações de desculpas para a performance: educação de má qualidade, provas difíceis, alunos incapacitados e por aí vai.
   Vamos analisar cada ponto:
  Educação de má qualidade:  Essa afirmação é quase sinônimo de Brasil se procurarmos no Google, a história é mais do que mastigada, digerida e regorgitada na televisão, períodos eleitorais, escolas e qualquer boteco de esquina onde surja o tema "educação" na mesa. E ano após ano vemos o Brasil estagnado nesta área ( salvo algumas instituições de ensino). Não há investimento, pessoas capacitadas, remuneração coerente com a importância da área, etc...
    O MEC, a cada ano esta tornando-se um instituição mais e mais desacreditada. Exames fraudados, concessão de selos a entidades não capacitadas para tal, aprovação de livros ditáticos com erros grotescos e mais um caminhão de problemas que surgem a cada dia.
  90 instituições não aprovaram sequer um aluno neste último exame, como o MEC confere um título de qualidade a uma faculdade que não consegue aprovar um aluno? Isto sem sombra de dúvida é algo que precisa ser revisto.
  Provas difíceis:  Acredito que este seja o pior argumento que possa existir. Mas ele veio à tona. Segundo o desembargador Sylvio Capanema, ex-vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, "Posso dizer com absoluta sinceridade que eu, hoje, não passaria no Exame de Ordem.” Disse isso após referir-se à dificuldade das provas da OAB. Acredito que este seja o maior recibo de incopetência que um profissional possa passar. Se ele tem absoluta certeza de que não seria aprovado, porque não correu para atualizar-se ainda? Porque esta no cargo que ocupa? Se você estudou, esteve ali dias e dias, assistiu as aulas e fez provas, como pode achar um exame difícil? Não tive acesso a prova, mas teho certeza de que não caiu questões sobre física quantica ou teoria do Big Bang .Certamente foi sobre algo que eles aprenderam nas aulas. Todos nós "encaramos" avaliações, seja qual for a área de ensino ela existe. A minha primeira acho que foi sobre o tema A-E-I-O-U, tão difícil naquela época pra mim, porém não questionei o motivo da prova.
    Ela é difícil? Ótimo, assim vou saber se realmente aprendi o que me foi ensinado.
    Como podemos concordar com a opinião de alguns que sugerem que a prova seja extinta ou mais branda?
  Estas pessoas defendem os direitos particulares ou públicos de cada um de nós. Eu mesmo perdi a conta de quantas vezes recorri a meu tio ( que esta devidamente habilitado), afim de sanar dúvidas ou até mesmo defender meus interesses por direito?
   Como citei anteriomente, esse argumento é inválido e inútil. E não deveria nem ter sido exposto aqui, porém acabou-se tornando de extrema relevância questioná-lo.
   Alunos incapacitados: Não vou me alongar neste tema pois creio que ele seja um apêndice do primeiro.   Ensino + má qualidade = Aluno incapacitado.
   Porém existe um fato que não pode passar desapercebido é o seguinte: se na minha turma várias pessoas foram aprovadas e eu não, o que pode ter acontecido? Não me ensinaram direito ou meu colega foi mais interessado na aula? Meu colega é mais inteligente ou aquele chopp de sexta feira poderia ter esperado até o sábado? Não estou generalizando e enquadrando todos os reprovados nestas questões, porém como falei, é um ponto a ser analizado.

   Esta mais do que na hora de revermos esses e outros tantos problemas que assolam nosso país.  O tema educação é vastamente explorado pela mídia, nós comemos, tentamos engolir e regurgitamos quando vemos isso. Um tema aborado mais que exaustivamente por nossos políticos em períodos eleitorais mas que depois é sorrateiramente jogado para debaixo do tapete e esquecido por muitos.
  Esta na hora do Brasil acordar!

Ps.: Segue abaixo um link com uma lista interessante contendo os nomes das 90 instituições de ensino que não aprovaram um aluno sequer no exame, se você formou-se em alguma delas e prestou a prova tenha certeza: você foi reprovado.

Click aqui para acessar a lista

Nenhum comentário:

Postar um comentário